Educar para a liberdade

"A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados pelos outros."
Herbert Spencer

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O laboratório de informática no CIEP 277 em Cantagalo

Em minha visita ao colégio CIEP Brizolão 277 João Nicolau Filho "Janjão”, U.A. 18.1323, procurei obter informações sobre o uso da informática entre alunos e professores, visando saber quais os avanços e as necessidades que a escola tem passado. No referido colégio, procurei entrevistar a coordenadora pedagógica, Brandaly Oliveira Ribeiro para ter acesso a essas informações.

De acordo com informações obtidas pela coordenadora entrevistada, além dos computadores do laboratório há em cada sala de aula um computador para uso do professor (o uso é somente para controle de frequência dos alunos e registro das aulas), “não há uso pedagógico dos mesmos”, como ressalta a própria Brandaly.

A escola tem laboratório de informática, com 20 computadores ligados em rede, a internet utilizada é banda larga, disponível para todos os alunos e professores.Tanto alunos como professores usam os computadores desse laboratório, desenvolvendo atividades pedagógicas, principalmente, pesquisas e jogos de raciocínio. A maioria dos alunos não tem computadores em casa, usam somente os do laboratório da escola.

Todos os professores regentes receberam do governo notebooks, com programas específicos e acesso a internet. Eles usam a informática como mais um recurso pedagógico, possibilitando que seus alunos tenham maior autonomia, buscando outras fontes de conhecimento, isso sempre com a orientação dos professores e do auxiliar que trabalham no laboratório.

No decorrer de minha visita e entrevista, pude perceber que todo o corpo docente e direção têm consciência da importância do domínio dessa nova forma de trabalho, usando a informática como um recurso imprescindível no mundo atual, visando uma maior aplicabilidade dos conhecimentos e aprendizagem de seus alunos, utilizando das NTIC’s (Novas Tecnologias de Informática e Comunicação) como mais uma ferramenta pedagógica enriquecedora.



6 comentários:

  1. Mais um exemplo de escola que acompanha a realidade atual e faz uso dos novos recursos pedagógicos, trabalhando a inclusão digital dos alunos e contextualizando o que eles aprendem em sala de aula.

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  2. Esse é mais um exemplo a ser seguido!!
    Por mais que se fale em inclusão digital etc, a mioria das escolas,não só da nossa região,mais do Brasil como um todo,as escolas não acompanham a realidade atual e não faz uso dos novos recursos pedagógicos, trabalhando a inclusão digital dos alunos e professores.

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  3. Olá Priscila! Sua matéria abordou o CIEP do município de Cantagalo, um colégio que também faz o uso de informática como recurso pedagógico.

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  4. Com a sua matéria podemos perceber que o uso da informática está presente também nas escolas estaduais,mostrando que nos dias atuais o aluno deve ser capacitado a lidar com as tecnologias tão presentes.E os professores devem acompanhar essa evolução e utilizar a informática como recurso pedagógico em sua prática docente.

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  5. Oi Priscila,
    Sua matéria é muito interessante, pois retrataa utilização da informática no CIEP, proporcinando os alunos de aprenderem a manusear o computador assim, a partir daí um aprendizado virtual eficaz.

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